No novo mundo do varejo, consumidores enfrentam certo risco a saúde em cada visita a qualquer tipo de ponto de venda. Tendo isso em vista, imagine um consumidor fazendo sua feira mensal no seu mercado de bairro quando ele percebe que aquele produto que ele gosta está fora de estoque. É muito provável que esse exato cenário tenha acontecido na sua loja por causa da maior dificuldade logística gerada pela pandemia nos últimos meses.
Como o consumidor tem receio de visitar outra loja, ele fica frustrado e é obrigado a escolher entre comprar um produto de outra marca ou até não comprar aquela categoria de produto. Nenhum desses cenários é desejável para o lojista, pois mesmo quando o produto do concorrente é comprado, isso afeta a satisfação do consumidor e pode até causar a mudança no hábito de compras, fazendo com que ele prefira realizar suas compras em um concorrente.
Estudos do “Harvard Business Review” mostram que mais de 50% dos pontos de venda de bens de consumo reportam 1,5 a 2% de indecência de falta de estoque, porém quando confrontado com a informação real das visitas em lojas, esse número sobre para entre 8% e 10%, e pode chegar ao dobro quando se trata de produtos em ações promocionais. O resultado prático é que o cliente não encontra 1 de cada 10 produtos que ele procura.
Outro fato preocupante em relação a falta de estoque é a percepção do lojista que a falta de estoque pouco afeta os resultados de vendas por causa da curta duração dos eventos. Essa percepção está incorreta. Enquanto 75% dos eventos de falta de estoque duram apenas de 1 a 3 dias, esses eventos contribuem com 14% da redução de vendas e tendo em vista todos os eventos de falta de estoque, podemos perceber um dano muito mais abrangente ao resultado de vendas que pode chegar a uma redução de até 53% quando comparado a produtos que são estocados devidamente.
A identificação da causa da falta de estoque é tão importante quanto identificar a quando ela acontece. Aproximadamente 85% dos eventos acontecem por causas ocultas ao sistema de controle do ponto de venda, sendo esses: Falta de reposição da gôndola, estoque fantasma e uma combinação de ambos.
A solução
A parceria entre fornecedor e lojista e fundamental para minimizar e até eliminar esse problema que gera tantas consequências tanto no resultado de vendas quanto na satisfação do consumidor. É importante frisar que medidas como o envio automático de pedidos de acordo com o piso ideal de estoque pode ser uma excelente solução para o ponto de venda.